
Com o novo regime automotivo, algumas montadoras já se manifestaram. Segundo o governo, BMW, JAC, Chery e Nissan confirmaram o compromisso de instalação de plantas no país. O investimento total chegará a R$ 5 bilhões, de acordo com o governo.
Nos próximos dias, provavelmente a BMW deverá confirmar sua fábrica no estado de Santa Catarina, conforme indicações do próprio governo local.
A JAC oficialmente já confirmou o compromisso de construção em Camaçari/BA, enquanto que a Chery já ergue os alicerces de sua planta em JACareí/SP, inclusive já pensando em adquirir mão de obra ex-GM.
A Nissan também já começou os trabalhos para construção de sua fábrica em Resende/RJ, podendo ainda contar com produção de carros da Mercedes-Benz, que não deverá tardar a divulgar sua intenção de produção no país.
A Land Rover também deverá anunciar em breve a intenção de construir uma planta no país, fato já ventilado na imprensa nacional há algum tempo. Outros fabricantes estrangeiros de olho no país, agora poderão planejar suas estratégias para iniciar a investida em produção por aqui.
As regras já foram colocadas na mesa, agora é a vez dos fabricantes indicarem ou não sua intenção. Para obter o desconto de 30% do IPI, os fabricantes terão que adquirir mais peças no país, ter processo produtivo mais completo, investir em inovação tecnológica de modo geral, reduzir emissões e consumo, elevar o grau de segurança dos veículos, entre outros.
Neste cenário, quem nãos e adaptar vai perder mercado. E o pior, vai ter um prejuízo enorme. Para quem está chegando, a boa notícia é que 25% da produção poderá ser importada sem IPI maior.
Além disso, os novos players do mercado poderão ainda trazer um adicional de 25% da produção local com 30% do IPI, mas com abatimento dos créditos de IPI gerados no período de construção da fábrica ou de investimentos em inovação.
- Fonte: Notícias Automotivas /
- Autor: Notícias Automotivas /
- Data: 05 outubro 2012
NAS REDES SOCIAIS