
Apesar da alta nas vendas, o Brasil está ficando para trás em termos de competitividade no Brasil. O alto custo de produção faz com que os veículos fabricados no país sejam bem mais caros que os de competidores globais, como o México, por exemplo.
Além disso, a alta carga tributária e os lucros maiores das montadoras fazem com que o preço dos carros no país seja de duas a três vezes mais altos que em outros mercados.
IPI reduzido, redução de juros e outros incentivos apenas amenizam a situação do consumidor brasileiro, que ainda tem que arcar com o ônus de ter que pagar dois carros, mas levando apenas um para casa.
Logística, custo da energia, alto preço do frete, mão-de-obra, impostos estaduais e federais, entre outros, oneram a cadeia produtiva e elevam os preços. Mesmo sem os lucros das montadoras, os carros ficariam apenas 10% mais baratos.
Sem política adequada para o setor, alta carga tributária, juros abusivos, lucros absurdos, falta de investimentos em infra-estrutura e produtos com tecnologia defasada, entre outros, fazem com que o Brasil seja ao mesmo tempo lucrativo para as montadoras, ao mesmo tempo que é oneroso para os consumidores. Enfim, o Brasil continua uma eterna promessa de mercado competitivo e potência global.
- Fonte: Notícias Automotivas /
- Autor: Notícias Automotivas /
- Data: 30 agosto 2012
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