
Importante componente desenvolvido na segurança passiva dos automóveis desde 1981, o airbag também é um dos sistemas que mais evoluiu e se difundiu nas quatro décadas em que já está em uso por automóveis.
As bolsas que inflam de ar automaticamente em caso de colisões, aumentando a proteção de motorista e passageiros, surgiram no começo dos anos oitenta, inicialmente como equipamento exclusivo em modelos de luxo da Mercedes-Benz, uma das marcas pioneiras a adotar o sistema.
Devido a sua eficiência na redução de riscos, o airbag foi se popularizando com o tempo. Ao ser lançado, em sua fase inicial o sistema de proteção era reservado somente ao motorista, teoricamente quem está exposto a mais riscos em caso de uma batida frontal devido ao volante e sua coluna de direção. Além disso, o volante facilitava a instalação da bolsa em seu miolo.
Sete anos mais tarde, em 1988 -- ou seja, exatamente há três décadas --, foi lançada a opção de bolsa de ar para o passageiro do banco dianteiro, instalado em espaço sobre o porta-luvas.
Vinte anos atrás, outra novidade importante surgia, com o desenvolvimento dos airbags de janela para aumentar a proteção dos passageiros em batidas laterais. Atualmente, a evolução deste sistema é um marco na segurança automobilística e proporciona opções de utilização que, em alguns casos, podem somar uma dúzia deles em um único carro. As ofertas, além dos componentes de proteção ao tórax e a pelve, incluem cabeça, joelho e passageiros do banco traseiro.
- Fonte: UOL CARROS /
- Autor: REDAÇÃO /
- Data: 06 março 2018
NAS REDES SOCIAIS