Logan, Sandero e  LoganSandero e  Logan e Sandero são renovados e hatch tem novidade que queríamos no Kardian - NX Motors

Logan e Sandero são renovados e hatch tem novidade que queríamos no Kardian

Por dentro, o salto de qualidade do acabamento é evidente. Os painéis trazem, a depender da versão, revestimentos têxteis em azul ou com aparência de jeans, novos bancos e volante redesenhado. O trio também pode vir com carregador de smartphone por indução e central multimídia com tela de 10” sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, que dispensa fio (muito parecida com a do Kardian brasileiro).


Na parte de segurança e conveniência, surgem recursos como pontos de ancoragem e suporte para celular, faróis automáticos, retrovisores com rebatimento elétrico e frenagem autônoma de emergência — padrão exigido pelas normas europeias mais recentes.





Motorização híbrida



 Sob o capô, a Dacia aposta em eficiência e diversidade. O Logan e o Sandero podem vir com motor 1.0 turbo de três cilindros, que gera 100 cv de potência, e câmbio manual de seis marchas, ou com o Eco-G 120, 1.2 turbo (gasolina e gás liquefeito de petróleo), acoplado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas.






A grande novidade no caso da família Sandero, porém, é o conjunto híbrido — que chega ao Stepway em 2026. Combina motor 1.8 a gasolina de 110 cv com dois elétricos (um de 50 cv e outro gerador/partida de alta tensão), e entrega potência máxima de 160 cv e 17,3 kgfm de torque. A bateria tem capacidade de 1,4 kWh. O câmbio automatizado privilegia a suavidade, e a operação busca reduzir consumo sem comprometer o desempenho.




Aqui no Brasil, bom lembrar, o Renault Kardian vem equipado com o motor é o 1.0 TCe turbo flex de 12 válvulas com injeção direta de combustível. São 120 cv de potência com gasolina e 125 cv com etanol, além de 22,4 kgfm de torque. Mesmo assim, o movimento de eletrificação da família Sandero na Europa nos faz pelo menos sonhar com um Kardian híbrido por aqui no futuro.






Vale dizer que a Renault já trabalha para ter veículos híbridos flex em nosso mercado. O primeiro a receber tal tecnologia deve ser o SUV Boreal. Isso num segundo momento, claro. O modelo será lançado este ano sem esta opção. A picape Niagara também pode ganhar variante eletrificada.





  • Fonte: Auto Esporte /
  • Autor: Marcus Celestino /
  • Data: 09 outubro 2025
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS