Nova regra da Uber exclui carros das categorias X a Black; confira quais

Os modelos que deixaram de ser aceitos na categoria mais elevada da plataforma são Renault Kardian, Tiggo 3X, Peugeot E-2008, Hyundai Kona Hybrid, iEV 40 e JAC J3 Turin - que, além de ser disparado o mais antigo da relação, nunca foi considerado um modelo de nível superior em qualquer aspecto.


Há também o Citroën Basalt, que também foi excluído, mas com uma ressalva. A Uber chegou a eliminá-lo de forma definitiva, mas os motoristas de aplicativo pressionaram para que isso não acontecesse e a empresa abriu uma exceção: quem cadastrou o carro até o último dia de 2025, ainda poderá receber corridas do Black até o último dia do ano atual.


Além disso, o Uber Black passa a aceitar o Volkswagen Virtus fabricado de 2025 em diante, enquanto Renault Duster, Honda City e VW Nivus devem ser fabricados após 2023.


Para os demais modelos elegíveis (que são os mesmos de antes da nova regra), os anos de fabricação mais antigos permitidos são 2017 (RJ), 2018 (Belo Horizonte, Recife, Salvador e Campinas) e 2019 (SP, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia e Vitória).


Além disso, regras de cores (preto, chumbo, prata, cinza, azul-marinho, marrom ou branco) e equipamentos exigidos não foram alteradas.


Outras regras para o motorista se tornar ou se manter Black incluem: ter mais de 100 viagens na plataforma com outras categorias (exceto de Uber Moto, Envios Moto e Uber Táxi) e ter média de avaliações dos usuários de, no mínimo, 4,85


O único modelo que teve a sua exclusão anunciada (a partir do dia 06 de julho, independentemente do ano de fabricação) é o Renault Logan - modelo que precisa ser fabricado em 2018 ou 2019 (dependendo da cidade).


Toyota Etios Sedan, Chevrolet Prisma, VW Voyage e Chevrolet Cobalt também precisam ser fabricados em 2018 ou 2019 (dependendo da cidade). Já Fiat Argo e VW Polo, por sua vez, precisam ser de 2023 em diante em todo o país.


Assim como anunciado para a categoria Black, os modelos que não tiverem sido citados seguem elegíveis na Comfort conforme as regras que já valiam, desde que sejam fabricados ou após 2015, ou 2016, ou 2017 ou 2018 (dependendo da cidade).


Outras regras para o motorista se tornar ou se manter Black incluem: ter mais de 100 viagens na plataforma com outras categorias (exceção de Uber Moto, Envios Moto e Uber Táxi), além de possuir média de avaliações dos usuários de, no mínimo, 4,85 (para as cidades de Brasília, Caxias do Sul, Curitiba, Joinville, Londrina e Porto Alegre) ou de no mínimo 4,80 para todas as outras cidades.


Categoria X
Nas cidades de Brasília, Campinas, Fortaleza e São Paulo, que estabelecem a idade máxima de dez anos, veículos com ano de fabricação 2015 já não poderão mais ser integrados à plataforma.

  • Fonte: uol /
  • Autor: Guilherme Menezes /
  • Data: 19 janeiro 2026
COMPARTILHE
NAS REDES SOCIAIS

MAIS NOTÍCIAS