
Há também outras medidas que estão sendo estudadas. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), por exemplo, sugere que um limite de 30 km/h seja aplicado em vias urbanas, enquanto ruas e avenidas que ligam bairros ou outras regiões da cidade sejam padronizadas entre 40 km/h e 50 km/h. O órgão também aponta que, segundo estudos, não há um impacto tão grande no tempo de viagem com essas alterações.
Limite dinâmico
Além dessas possíveis alterações, a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias fez uma proposta de um limite dinâmico de velocidade, com placas novas e eletrônicas, que podem ser alteradas de acordo com a movimentação atual da via.
Também foram propostas ideias sobre um “mapa de acidentes”, para que o governo possa relacionar de forma mais clara os limites das vias com o número de incidentes ocorridos.
Quando essas alterações podem acontecer?
As sugestões serão analisadas pelo Ministério dos Transportes, que pode ou não aplicá-las em uma possível nova edição do Guia de Gestão de Velocidades no Contexto Urbano.
- Fonte: Canaltech /
- Autor: Lucas Parente /
- Data: 02 setembro 2025
NAS REDES SOCIAIS